Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes


1. MINHA CONTA/CONTA

1.1 Como crio a conta da minha empresa?
Você pode criar uma conta no WattPanel gratuitamente, basta realizar o cadastro da sua empresa através do nosso site.

1.2 Estou inscrito e agora?
Seu próximo passo é adicionar as credenciais ao WattPanel. Credenciais são os dados de acesso aos inversores que você já utiliza em suas usinas de micro e minigeração.

1. 3 Como adiciono minhas credenciais do site-fonte ao WattPanel?
No painel de usuário da sua empresa, você encontra na barra lateral da esquerda, a opção "CREDENCIAIS". Nesta página você precisa cadastrar seus dados acessos por marca de inversor que você utiliza em sua empresa.

Selecione a marca do Inversor, preencha seu usuário, senha e então é só clicar em SALVAR CREDENCIAL. (Não se preocupe, nos preocupamos muito com sua privacidade e segurança dos seus dados, acessando nossa Política de Privacidade você pode entender melhor).

Adicionar credencial


1.4 Cadastrei minha credencial mas ainda não aparecem minhas usinas.
A sincronização o WattPanel e o banco de dados do Site do inversor pode demorar entre alguns minutos ou algumas horas. Mas não se preocupe, nós iremos lhe enviar um e-mail assim que estiver pronto para acessar.

1.5 Posso selecionar as usinas que quero monitorar?
Quando você inclui as credenciais de seus inversores, nós importamos todas as suas usinas cadastradas, mas você terá que determinar quais são as usinas que serão monitoradas.

Se você está utilizando o plano Gratuito, poderá habilitar o monitoramento de 2 (duas) usinas. Caso você queira acompanhar mais usinas poderá contratar a opção de plano premium que melhor se enquadrar nas sua necessidade.

Para habilitar e/ou desativar o monitoramento de uma Usina, basta acessar o perfil da Usina e utilizar a chave que está no box "MONITORAMENTO".

Monitoramento de usinas


1.6 Posso incluir quantos usuários para acessar ao WattPanel?
Depende do Plano de Assinatura que você adquiriu. No plano básico (gratuito) você recebe um acesso de usuário único, somente uma pessoa pode acessar e gerir as usinas. Já no Plano Premium, ao assinar o WattPanel você recebe o acesso de "Administrador", que possui acesso completo e pode adicionar usuários "Colaboradores" que possuem acesso aos relatórios e envio de comandos restrito às suas respectivas usinas.

1.7 Como faço para incluir novos usuários/funcionários no meu WattPanel?
No painel de usuário da sua empresa, você encontra na barra lateral da esquerda, a opção "USUÁRIOS". Nesta página você pode adicionar seus colaboradores e agentes integradores.

Acesso do Usuário


1.8 É possível personalizar meu painel?
Sim. Acessando "Perfil da Empresa" na barra lateral da esquerda você pode incluir o logo da sua empresa e também alterar a cor do painel.


2. GESTÃO DE CLIENTES

2.1 Como cadastro um novo cliente?
Na página inicial do painel, clique em Adicionar Cliente na seção "Clientes". Preencha os dados solicitados na tela. Após completa a adição do cliente, você precisará vincular o cliente com uma ou mais usinas para que esse tenha acesso aos dados.

2.2 Como faço para vincular o perfil de um Cliente a uma Usina monitorada?
No painel de usuário da sua empresa, você encontra na barra lateral da esquerda, a opção "USINAS". Selecione a Usina desejada para abrir a página. Quando visualizar a página da Usina, clique no no botão "ADICIONAR/ALTERAR CLIENTE" e selecione o cliente que deseja atrelar a esta usina.

É necessário que o Cliente seja adicionado previamente, conforme descrito na questão anterior (questão 2.1).

2.3 Como funciona o acesso do meu cliente?
Seu cliente vai receber um e-mail com a senha e o usuário para acessar um painel personalizado. O painel de usuário de seu cliente, aparecerá dados de produção, condições climáticas e estatísticas mais simplificadas.


3. MONITORAMENTO

3.1 Preciso instalar algum Datalogger nas usinas?
O WattPanel não necessita da instalação de um Datalogger específico. Através das suas credenciais dos sites-fonte, o WattPanel coleta informações e as reúne no seu painel.

3.2 Se o WattPanel não necessita datalogger como é feita a leitura dos dados?
O WattPanel faz a leitura dos dados através do acesso aos dados de monitoramento dos Inversores que você já utiliza. Estes inversores só precisam ter conexão com internet.

3.3 Quais são as marcas de Inversores que o WattPanel sincroniza e faz leitura de dados?
No momento o WattPanel possui cobertura dos dados das marcas: GROWATT, APSYSTEMS, SMA, FRONIUS, ABB e B&B. Mas estamos trabalhando constantemente na adição de novas marcas de inversores. Os próximos inversores que já estão em nosso cronograma são: Sungrow, Refusol, Ingeteam, Canadian e SolarEdge.

3.4 De quanto em quanto tempo o WattPanel atualiza os dados dos relatórios?
Os relatórios do WattPanel são atualizados a cada 15 minutos.

3.5 O que significa "Potência instantânea"?
Potência instantânea representa a quantidade de kW (quilowatt) que a usina em questão está produzindo no momento.

3.6 O que significa a "Expectativa de Produção Ideal"?
A informação "Expectativa de Produção Ideal" representa uma projeção de kW (quilowatt) que a usina em questão deveria estar produzindo. Se a potência instantânea estiver abaixo da expectativa de produção ideal, o alerta será caracterizado como uma queda de produção.

3.7 Alerta de queda de produção! E agora?
Nosso sistema de monitoramento automático enviará uma mensagem ao seu e-mail cadastrado avisando que houve uma variação na produção de energia da usina em questão, assim você pode analisar o que pode estar causando a baixa produtividade e oferecer soluções aos seus clientes.


4. ASSINATURA

4.1 Qual as vantagens de sair do plano gratuito para o Plano Premium?
No WattPanel você pode acompanhar suas usinas gratuitamente e sem obrigação de dar um upgrade no seu plano de associação. No entanto, o plano gratuito permite o gerenciamento de apenas duas usinas, nos Planos Premium você escolhe qual o plano se adequa melhor com a quantidade de usinas que sua empresa necessita gerenciar.

4.2 Para quem é recomendado o WattPanel?
O WattPanel foi desenvolvido para agentes integradores na área de energias renováveis que desejam um serviço inteligente, ágil e que traga valor e lucro imediato de retorno. Uma plataforma de gerenciamento e monitoramento de usinas que é recomendado para qualquer empresa que acompanha mais de uma usina.

Se você gerencia diversas usinas com inversores diferentes, o WattPanel é interessante para deixar seu trabalho muito mais ágil, já que você pode acompanhar todas usinas em uma só plataforma. Dessa forma você pode identificar e destinar seu tempo em novas oportunidades de negócio.

4.3 Posso cancelar meu Plano Premium a qualquer momento?
Se você contratou o pagamento mensal, basta solicitar o cancelamento da renovação automática, a qualquer momento através do painel de usuário no WattPanel. Para os planos de assinatura com pagamento antecipado (anual, semestral, trimestral) e você decida cancelar o plano antes do término do prazo contratado, o processo é o mesmo, através do seu painel de usuário, porém o WattPanel não restituirá o saldo restante do plano de assinatura contratado (exceto em campanhas promocionais que prevejam a devolução dos valores pagos). Este valor será retido pelo WattPanel para cobrir os custos operacionais. Aplicam-se as mesmas regras para a contratação do Suporte Premium e demais adicionais.

Para informações adicionais, confira nosso Termos de Uso.